A produção de leite em nível mundial apresenta diferentes sistemas, com características diferentes, que variam de acordo com as condições de cada região.
Um sistema de produção não se caracteriza somente pelo fato dos animais estarem estabulados ou a pasto. Mas também pelo uso de concentrados silagem tipo de vaca. sistemas a base de pasto tem dieta concentrado ate 25% e sistemas confinados tem ate 65% da dieta em concentrado. o uso de silagem também e significante com um uso a sima de 6 meses estes animais se enquadram em sistema confinado ou semiconfinado. Animais animais de grande porte são mais comuns em confinamentos quanto em criação a pasto se tendencia animais de médio porte.
A produção a base de basto tem três princípios básicos
1° Qualidade e distribuição estacional dos pastos, fertilidade do solo e clima.
2° Quantidade de pasto produzido realmente consumido pelo animal. tipo de pastoreio.
3° Eficiência de transformação de pasto em leite.
A sazonalidade da produção de pasto pode ser controlada através de reservas forrageiras estas seriam silagens fenos e pre secados.
Em sistema de bovinos a base de pastoreio rotacional e fundamental q 65% a 75% do alimento consumido seja coletado pelo animal via pastoreio. Assim diminuindo o custo dieta animal e por consequência o custo de produção de litro de leite. A produção de leite a pasto hoje é a mais barata e adequanda para pequenas propriedades brasileiras trazendo uma ótima relação custo beneficio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário