Com finalidade de testar um método de confinamento, para bovinos de leite , pesquisei vários tipo de sistemas diferentes dez dos já mais consolidados free stall e sistema de piquetes loose housing.
Recentemente, na última década, alguns produtores de leite dos Estados Unidos iniciaram o uso de um novo sistema de confinamento chamado “compost barn” (estábulo com compostagem). O “compost barn” é um sistema de confinamento alternativo do conhecido sistema “loose housing”, que visa primeiramente melhorar o conforto e bem-estar dos animais e, consequentemente melhorar os índices produtividade do rebanho.
Tendo em vista os ganhos reprodutivos apontados por estudos e por produtores e devido seu baixo custo de implantação resolvi implantar este sistema em minha propriedade.
Sendo a mesma composta por 22 ha agricultáveis mas 2 ha disponíveis para pastagens perenes (gramas) e 4 para pastagens anuais e 3 para ensilagem de milho. o restante é usado para plantio de culturas anuais soja ou milho.
Com esta disposição resolvi implantar um sistema de confinamento que tivesse um bom custo beneficio e achei a resposta no compost barn.
A implantação ocorreu no dia 12/10/2013 utilizando a estrutura de um antigo aviário sendo 18m por 4m a área de cocheira, e 45m por 4 área de descanso cama. os outros espaços restantes não estão sendo usado por hora.
Sendo fundamental ressaltar que a área de alimentação deve ser concretada devido o eceso de esterco produzido pelos amimias nos momentos em que estão presos para alimentação de concentrado ou de forragens e silagens a cocho. Na área de descanso deve ter uma cama de cerca de 30 cm de espessura e movimentada 2 vezes por dia a mesma pode ser de diversos materiais eu usei serragem.
Esta imagem foi tirada no dia 05/11/2013 hoje :) sendo assim podemos ver como o material demonstra-se seco. O espaço usado é de uma área de 180m² sendo capas de suportar 18 animais a lutação atual e de 15.
ola meu nome e Anterione, fiquei feliz com a postagem, uma vez que temos ideia de usar a estrutura do aviario para confinar. gostaria de opter mais informacoes, se possivel no telefone 88667353. ddd 49. cunha pora sc.
ResponderExcluirbom amigo este sistema na verdade consiste em manejar a cama. no caso eu também sou do oeste catarinense e como nos ja tivemos aviários o manejo da cama não é problema no caso eu movimento a cama duas vezes por dia uso um batedor de cama de aviário com motor 6 cv a gasolina nao demora muito é bem tranquilo na verdade em agora quase um ano de teste tive uma mastite so minha media nao teve um grande aumento me mantenho com 18 a 20 media animal dia a diferença com sistemas mas convencionais é a questão de problemas de casco detecção de cio e o bem estar do animal é o fato de ser muito mais barato a implantação, assim em comparação com meus vizinhos que tem sistema de leite a pasto minha media é melhor com animais de pior qualidade tenho uma manutenção da mesma e nao tenho problemas de mastite ou seja é um bom sistema
ExcluirEstou em um projeto de implantaçao deste sistema na minha universidade, teria como me fornecer maiores informaçoes? Costaportorafaelcarlos@gmail.com
ResponderExcluirDesde já agradeço!!
att!!
Carlos Rafael!!
bom amigo desculpa a demora que estava com tarefas atrasadas aqui no sito e deixei o blog um pouco de lado no caso. sobre mastites em quase um ano tive 1 em um total de 14 animais em ordenha minha media se manteve em 18 a 20 litros de leite hoje aqui onde moro BOM JESUS SC o tempo esta muito úmido e frio, meus vizinhos que trabalhão com leite a pasto estão com problemas com mastites o que não acontece comigo. O sistema consiste em manejar a cama no caso eu so reponho cama aonde tenho pontos de maior umidade ja faz um bom tempo que estou praticamente com a mesma cama sem problemas agora no mês 9 vou fazer a retirada da mesma e logo vou postar um laudo sobre a qualidade do leite obtida que aumentou e sobre a questão sanitária das vacas que também esta bem :D
ExcluirEstou em um projeto de implantaçao deste sistema na minha universidade, teria como me fornecer maiores informaçoes? Costaportorafaelcarlos@gmail.com
ResponderExcluirDesde já agradeço!!
att!!
Carlos Rafael!!
Olá!! meu nome é Maiquel, e tenho algumas perguntas por fazer sobre o sitema!! como vc mexe a cama?? a cada quantos dias vc repoe a serragem?? qts litros de leite as vacas aumentaram ou diminuiram no sistema??
ResponderExcluirdesde ja agradeço!!
amigo eu uso um batedor de cama de aviário motor de 6 cv a gasolina marca branco ele tem 80 cm de largura e meche a cama com uma profundidade de 20 cm agora como teste de sistema esta funcionando vou ver agora a partir do mês 09 se ele ainda vai dar conta do serviço pois vou aumentar a area e a quantidade animal de 14 para 21 animais no sistema, e sim aumentou a media antes tinha uma media de 16 por vaca dia e sofria muito com as adversidades do clima assim tendo dias com medias muito baixais o que hj nao ocorre mais, outro ponto é a queda da ccs do leite o que é muito com, e que diminui muito os casos de mastite no animais sendo assim vou passa todos meus animais para este sistema so tenho que aumentar a estrutura de alimentação e bebedouros e cama é claro, e falando em cama ja faz praticamente um ano que estou com este sistema so repôs a cama em regiões mais úmidas vou fazer a troca completa no mes 9 também ele se mante bem efetiva mesmo com o passar do tempo so fica muito mais pesada devido a matéria contida nela, como falei o segredo neste sistema e cuidar da cama o que creio q da menos trabalho no que em um free stall.
ExcluirBoa noite. Gostaria de saber como é a rotina dessas vacas no compost. Horario que entra, que sai. Quanto tempo fica ai. que tipo de alimentaçao. Desde já agradeço.
ResponderExcluirOla! Quantos quilos de comida os animais consumem por dia? qual é o volumoso que é usado?
ResponderExcluirGrato!