terça-feira, 12 de novembro de 2013

Pastoreio rotativo (piqueteamento)

o pastejo rotativo consiste em dividir a área em piquetes assim tendo uma melhor recuperação das forragens após pastejo ou corte, como vantagem deste sistema podemos sitar.
1° obrigar um consumo rápido e regular evitando a seleção de pastagem e envelhecimento do mesmo.
2° Utilizar a pastagem em estado favorável tanto para o gado quanto para a planta.
3° Proporciona melhor adaptação das áreas de pastagens em relação ao desenvolvimento dos cultivares de pasto e época climática que varia conforme o decorrer do ano.
Devido a estas melhorias o numero de unidades animais ( 1 unidade animal = 450kg) acaba sendo aumentado assim tendo um melhor aproveitamento da área com uma maior tacha de lotação.
O pastoreio rotacionado visa um aumento de produção por ha e não por animal pois com uma maior taxa de lotação tende a ter maior produção na mesma área. Sendo ideal uma quantidade razoável de piquete para sustentação deste modelo levado em consideração a pastagem utilizada e suas necessidades de tempo de crescimento.

Produção de leite a pasto

A produção de leite em nível mundial apresenta diferentes sistemas, com características diferentes, que variam de acordo com as condições de cada região.
Um sistema de produção não se caracteriza somente pelo fato dos animais estarem estabulados ou a pasto. Mas também pelo uso de concentrados silagem tipo de vaca. sistemas a base de pasto tem dieta concentrado ate 25%  e sistemas confinados tem ate 65% da dieta em concentrado. o uso de silagem também e significante com um uso a sima de 6 meses estes animais se enquadram em sistema confinado ou semiconfinado. Animais animais de grande porte são mais comuns em confinamentos quanto em criação a pasto se tendencia animais de médio porte.
A produção a base de basto tem três princípios básicos
1° Qualidade e distribuição estacional dos pastos, fertilidade do solo e clima.
2° Quantidade de pasto produzido realmente consumido pelo animal. tipo de pastoreio.
3° Eficiência de transformação de pasto em leite.
A sazonalidade da produção de pasto pode ser controlada através de reservas forrageiras estas seriam silagens fenos e pre secados.
Em sistema de bovinos a base de pastoreio rotacional e fundamental q 65% a 75% do alimento consumido seja coletado pelo animal via pastoreio. Assim diminuindo o custo dieta animal e por consequência o custo de produção de litro de leite. A produção de leite a pasto hoje é a mais barata e adequanda para pequenas propriedades brasileiras trazendo uma ótima relação custo beneficio.
  

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Amarelão ou Tristeza parasitaria bovina

No Brasil, a babesiose bovina é causada pelos protozoários Babesia bovis Babesia bigemina e a anaplasmose pela rickéttsia Anaplasma marginale. São parasitas que vivem e se reproduzem dentro das células vermelhas do sangue (hemácias) e que destroem as mesmas a cada ciclo de multiplicação e, por isso, causam anemia intensa nos animais afetados. O agente transmissor é o carrapato onde um controle profilático do mesmo pode evitar o aparecimento da tristeza.




O Anaplasma marginale pode, ainda, ser transmitido mecanicamente por insetos hematófagos, como mutucas, moscas e mosquitos, ou por instrumentos (faca, agulha) durante a castração ou vacinação. 

Os sinais clínicos na anaplasmose e na babesiose por Babesia bigemina são apatia, anorexia, emagrecimento, pelos arrepiados, coração acelerado, respiração acelerada, ausência de ruminação, quebra de leite sendo esta um indicador muito importante pois animais com qualquer tipo de doença a demonstram com queda de leite sendo assim um controle leiteiro adequando torna-se uma ferramenta importante para detecção de doenças em estagio inicial, lanemia (mucosa branca do olho, da boca, da vulva, mais frequente na babesiose), icterícia (amarelado, mais freqüente na anaplasmose). A temperatura é frequentemente maior que 41° C.





Tratamento
O tratamento é feito com drogas de efeito babesicida (derivados de diamidina), anaplasmicida (tetraciclinas), ou de ação dupla (associação de diamidina com tetraciclina).

a babesia pode ser tratada com vários medicamentos sitarei o que eu uso ganaseg sendo este com dose de 1ml para 20kg ou seja um animal padrão de 450kg deve ser tratado com 22ml a 23ml do produto.
ja a anaplasmose e tratada com oxitetraciclina eu uso nos casos que acompanhei a terramicina LA com dose de 1ml para 10kg ou seja um animal padra de 45kg vai reseber dose de 45ml de produto o descarte de leite é de 5 dias.
Nao devemos esquecer de ministrarmos um antitóxico para auxiliar na recuperação metabólica.

tendo em vista os problemas causados por esta doença que causa grandes perdas dos planteis nacionais o seu controle mais eficaz e economicamente mais viável e o controle do agente dispersor o carrapato sendo assim um bom controle de ectoparasitas e indispensável na produção de bovinos.       

animais perto da rodovia alerta!!!!!!!!!!!!!!

DIREITOS E DEVERES...FIQUE SABENDO!



Você sabia que o Código Civil Brasileiro prevê a responsabilidade do dono do animal por eventuais danos por ele causados? Assim dispõe a lei: Art. 936. O dono, ou detentor, do animal ressarcirá o dano por este causado, se não provar culpa da vítima ou força maior. Quem tiver sua criação de gado próximo às vias públicas deve tomar cuidado redobrado para não ter que arcar com prejuízos causados por seus animais!

Implementação do sistema compost barns em Pequena propriedade teste

Com finalidade de testar um método de confinamento, para bovinos de leite , pesquisei vários tipo de sistemas diferentes dez dos já mais consolidados free stall e sistema de piquetes loose housing.
Recentemente, na última década, alguns produtores de leite dos Estados Unidos iniciaram o uso de um novo sistema de confinamento chamado “compost barn” (estábulo com compostagem). O “compost barn” é um sistema de confinamento alternativo do conhecido sistema “loose housing”, que visa primeiramente melhorar o conforto e bem-estar dos animais e, consequentemente melhorar os índices produtividade do rebanho.
Tendo em vista os ganhos reprodutivos apontados por estudos e por produtores e devido seu baixo custo de implantação resolvi implantar este sistema em minha propriedade.
Sendo a mesma composta por 22 ha agricultáveis mas 2 ha disponíveis para pastagens perenes (gramas) e 4 para pastagens anuais e 3 para ensilagem de milho. o restante é usado para plantio de culturas anuais soja ou milho.
Com esta disposição resolvi implantar um sistema de confinamento que tivesse um bom custo beneficio e achei a resposta no compost barn.
A implantação ocorreu no dia 12/10/2013 utilizando a estrutura de um antigo aviário sendo 18m por 4m a área de cocheira, e 45m por 4 área de descanso cama. os outros espaços restantes não estão sendo usado por hora.  

Sendo fundamental ressaltar que a área de alimentação deve ser concretada devido o eceso de esterco produzido pelos amimias nos momentos em que estão presos para alimentação de concentrado ou de forragens e silagens a cocho. Na área de descanso deve ter uma cama de cerca de 30 cm de espessura e movimentada 2 vezes por dia a mesma pode ser de diversos materiais eu usei serragem.  

Esta imagem foi tirada no dia 05/11/2013 hoje :) sendo assim podemos ver como o material demonstra-se seco. O espaço usado é de uma área de 180m² sendo capas de suportar 18 animais a lutação atual e de 15.

Jersey opção crescente nos cruzamentos




Tudo começou com o Jersolando - “O que se nota no Exterior, tanto por parte da pesquisa como de produtores em países como a Nova Zelândia e a Irlanda, é uma sedimentação de resultados favoráveis em relação ao cruzamento meio-sangue Jersolando em termos de fertilidade e sólidos”, informa o eng. agrônomo Jozivaldo Prudêncio Gomes de Morais, professor da UFSCar-Universidade Federal de São Carlos, campus de Araras-SP, após conferir indicadores colhidos em recente viagem realizada a esses países.


Dedicado ao assunto, ele coordenou uma pesquisa que avaliou o Jersolando em diferentes níveis de sangue e animais da raça Holandesa entre 2002 e 2011, além de acompanhar alguns outros criatórios que o realizam. Para o Brasil, Morais considera que o meio-sangue seria também ideal por aqui. Contudo, afirma que mais estudos devem ser realizados, pois o número de animais testados não foi elevado. Defende que o Jersolando seja mais difundido, pois embora em evolução, seu uso ainda enfrenta alguma resistência por parte dos criadores.
O pesquisador informa que nos estados de Minas, São Paulo, Paraná e Goiás é onde se cruzam as duas raças com maior intensidade. Os principais objetivos são a redução de problemas reprodutivos da raça Holandesa e a pressão “positiva” da indústria por mais sólidos, que passaram a ser bonificados. Outro benefício, segundo Morais, é a maior longevidade produtiva dos animais, embora este aspecto seja menos palpável, em curto prazo. Se o Holandês pode se manter viável por cinco a sete lactações, diz que no Jersolando este período vai de sete a nove lactações.
“A heterose obtida dá mais rusticidade, melhora a taxa de fertilidade e produz animais mais ágeis e com menos problemas de cascos”, comenta Morais. O rebanho-base da pesquisa coordenada por ela na UFSCar foi integrado por matrizes raça Holandesa PB procedentes do Uruguai cruzadas com sêmen Jersey de reprodutores dos EUA. Os animais foram mantidos nas águas em pastos rotacionados de mombaça e na seca receberam cana-de-açúcar, com o concentrado sendo fornecido o ano todo.
No total, foram avaliados 42 animais, sendo 15 da raça Holandesa pura, 15 cruzados meio-sangue Holandês x Jersey e 12 com 3/4 de sangue Holandês x Jersey. Estes só foram avaliados quanto ao peso ao nascimento e no ganho de peso
Morais: Jersolando para
sólidos e fertilidade

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Vacas Leiteiras com Compost Bedded Pack

Instalação para Vacas Leiteiras com Compost Bedded Pack


Instalações para gado de leite têm impacto substancial sobre a saúde geral e longevidade dos animais. Compost Bedded Pack Barn é um sistema alternativo de estabulação livre para vacas leiteiras que tem como objetivo oferecer bom conforto para vacas em lactação, secas e/ou com necessidades especiais.

O primeiro galpão de Compost Bedded  foi construído no final de 2001 em Minnesota, depois outros mais foram construídos no estado na mesma época.

Compost Bedded Pack Barn requerem excelente manejo de compactação e ventilação para um bom desempenho. Os produtores precisam utilizar material de cama apropriada e quantidade adequada.
O Compost Bedded precisa ser revolvido duas vezes ao dia para renovar a superfície e aumentar a atividade microbiana no material. Compost Bedded Pack Barn não proporcionará bom desempenho se as vacas estiverem em super lotação. Caso essas orientações não sejam seguidas, os produtores podem ter problemas com este tipo de instalação. Compost Bedded Pack Barn é um tipo alternativo de instalação, mas não é pertinente para todos os produtores. Bom gerenciamento é imprescindível.Em geral, esta instalação tem uma área de descanso com Compost Bedded Pack, um corredor de alimentação no seu interior ou no exterior, de concreto ao ar livre. O revolvimento da cama é realizado com uso de alguma máquina agrícola, com o objetivo de secar a superfície da cama e incorporar o material na camada do material.